segunda-feira, 28 de outubro de 2013

O Exorcista

Como me tinha proposto, iria ler dois livros presentes na lista de livros mais assustadores que os leitores do Bookdepository tinham votado para este Halloween. Os livro eram para ser o The Shining de Stephen King e um dos seguintes Dracula - Bram Stoker ou 1984 - George Orwell. Ora como nada na vida é certo e corre como planeamos, houve um ligeiro desvio e acabei por ler O Exorcista de William Peter Blatty. E não podia estar mais contente por o ter feito.

Muitos já viram o filme homónimo, que é um verdadeiro clássico do terror. Lembro-me, há uns anos atrás quando ainda se alugavam cassetes em clube vídeos, fomos numa bela tarde alugar o exorcista, eu e mais quatro amigos. Sentámos-nos confortavelmente nos sofás da minha sala e começamos a visionar o dito filme, do qual apenas sabíamos que era "de meter medo". Chegamos à parte em que a rapariga possessa desce as escadas qual aranha... Pausa. Cassete para a caixa. E fomos fazer algo que nos fizesse rir, aquilo era demais para garotos da nossa idade. Tenho a dizer que nunca mais peguei no filme para o ver todo, e mesmo sabendo que agora o iria ver de ponta a ponta sem qualquer problema, a verdade é que me lembro bem demais, mesmo passados todos estes anos, o medo que aquilo me fez sentir.

Foi então com um certo historial que me cruzei com este livro numa das minhas idas à livraria. Peguei nele sabendo que também fazia parte da lista, vi o preço, 3,5 euros. Sim isso mesmo, um clássico por apenas 3,5 euros! Como é óbvio tomei de imediato a decisão de o levar comigo e dar-lhe uma nova casa na minha estante.

Abordei o livro sem qualquer tipo de expectativas, além de que seria um livro de terror e que se o filme fazia justiça ao material escrito em que se baseava, iria ter cenas aterradoras. Basicamente pensei, será um livro de terror.

Não podia estar mais enganado. Não que não seja um livro de terror, porque o é, mas é tão mais que isso. É uma verdadeira experiência de leitura. Único. O primeiro impacto que tive foi quando me deparei com uma prosa fluída e bem trabalhada, que tece uma teia com todos os pequenos pormenores, os quais muitas vezes achamos insignificantes na altura mas nos levam a perceber as personagens, tornando as mesmas mais humanas, bem como todo o mistério que se vai desenrolando. De tal modo me apanhou de surpresa a excelência da prosa de Blatty que me perguntei o porquê de não ser um autor mais conhecido, ou com mais livros publicados.


O Exorcista trata da história de uma menina de doze anos que ao que tudo indica é possuída por um demónio. E digo "ao que tudo indica" porque aí está outra das coisas que me apanhou de surpresa, nunca no livro nos é dada a total certeza que a menina está de facto possuída. Procurando-se sempre uma razão psicológica, um distúrbio mental como a razão dos factos paranormais que a afectam.

Mas como grande livro que é O Exorcista é muito mais que um simples despejar de cenas horríveis e assustadoras. Embora elas existam e sejam assustadoras. Mais até ao nível da fragilidade humana, o definhar aos poucos de uma criança saudável, a queda num abismo de loucura e doença. Como disse, o livro é mais que isso. É a história de uma mãe desesperada, que tenta com todas as armas que tem à sua disposição, mesmo quando essas vão contra todas as suas crenças e a sua racionalidade, salvar a filha.
A história de um padre com uma crise de fé, que teme ter sido abandonado pelo seu Deus quando ele próprio abandonou a sua mãe idosa.
Um detective com graves problemas respiratórios que tenta desvendar um crime deveras peculiar. E um exorcista que teme o destinado reencontro com uma força sobrenatural, a qual irá batalhar até um dos dois sucumbir.

É este o quadro que O Exorcista pinta, tendo como principal destaque a prosa de Blatty. Como já podem ter adivinhado adorei o livro, fiquei completamente rendido a este clássico do horror. A cena final apanhou-me de surpresa, e é de tal modo comovente que me emocionou. Este livro vai ficar presente na memória durante muitos e muitos dias. E isto tudo por apenas 3,5 euros! Não há desculpa, vão já comprar. 

2 comentários:

  1. Olá Rui,

    Nem tinha ainda percebido bem que tens um blog.

    Por acaso aproveitei esta promoção e está a aguardar vez para ser lido, mas vi o filme e gostei bastante.

    Grande comentário o teu e a ver se leio o livro em breve, parabens ;)

    A ver se passo mais vezes por estas bandas :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Fiacha! Também vou dando uma olhadela ao teu ;)

      Vai aparecendo, quem sabe encontras algo novo que gostes!

      Abraço

      Eliminar